domingo, 8 de março de 2009

'Ela sabe...'

O Dia Internacional da Mulher!
Muitas flores, mensagens de apoio, abraços e beijos são dados nesse dia tão memorável. Acontece, que, e me perdoem a frieza, hoje, ao receber minha primeira congratulação, parei para refletir sobre PARA QUÊ, de fato, esse dia é lembrado.
Uma homenagem? Talvez. Ainda assim não é a versão que mais me agrada encontrar.
(Todo o ser humano, independente do sexo, deve ser valorizado todos os dias, e sempre há quem nos valorize, aquelas pessoas que fazem do cotidiano o próprio dia interplanetário (!) de cada um. Mas isso não vem ao caso. :)
A razão que eu realmente buscava era um lembrete. Um estridente e ruidoso sinal que fizesse àqueles que por esse dia passam parassem e pensassem sobre a atual situação e em como um simples parabéns acompanhado de rosas vermelhas é ínfimo na sua modificação. Desejava um sinal, um aviso de qualquer maneira, um sussurro baixinho ao pé do olvido que nos despertasse do sonho que vivemos de que tudo é tão belo e perfeito quanto todos insistem em defender. Queria um sopro de mudança, uma vontade maior de ser alguém que, além de se orgulhar e acomodar com as bonificações do passado, busca novas reivindicações futuras. Pra parar com o blá, blá, blá, desejava mesmo é que os fatos trágicos não fossem ignorados ao se observarem os positivos, que não esquecêssemos que, até a igualdade completa, nos restam alguns árduos degraus a subir.
Ocorre que, no Brasil, o salário das mulheres,
independente do amplo grau de escolaridade que possuam, representa apenas 58,6% da renda recebida pelo sexo masculino. Esse fato deplorável é aquele que eu gostaria que apertasse o peito daqueles que passam por esse dia sem nem ao menos notarem todas as mudanças que estão à espera de uma ação maior. Apesar da maior conscientização, ainda falta à mulher galgar muitos passos para o total reconhecimento profissional que merece, não sendo este superior ou inferior, mas sim igualitário.
Além disso, há a escassa participação política. De nada adianta conseguirmos cargos economicamente memoráveis, sem antes, possibilitarmos a participação publica das mulheres como
representantes dignas de responsabilidades e poder. A participação em cargos públicos para as mulheres deve, sem sombra de duvida, ser incentivada e amplificada para que possamos, em todos os âmbitos da nossa sociedade, possuirmos uma participação relevante de quem não pede dias comemorativos, nem mesmo elogios bajuladores e infinitos. Pede apenas a defesa de algo que chamamos de IGUALDADE, algo que há muito nos falta neste país.

'...e vai à luta, e não escuta ninguém!' ;)

3 comentários:

  1. Uau!
    Texto maravilhoso. Por mais que tenhamos um Dia Internacional da Mulher, a igualdade ainda não existe.
    No geral, como disseste, ela não existe. O Brasil precisa disso pra crescer, mas isso não vai acontecer em amplitude enquanto as pequenas atitudes do dia-a-dia não mudarem.

    Quem sabe um dia... =)

    Coloquei o blog nos meus favoritos! Adorei mesmo, gurias!

    ResponderExcluir